Publicado às 01h, 25/01/2019, do fuso horário de Brasília-Brasil.
(SEMANA DE 25/01 a 01/02/2019)
Evangelho no lar - 04
Querendo uma música melodiosa instrumental para realizar o Evangelho, clique no vídeo abaixo! Ou toque uma música sua de seu arquivo pessoal, de sua preferência!
Capítulo XXIV - Não ponhais a candeia debaixo do alqueire
Segundo a Carne
Emmanuel
“Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis.”
Paulo (Romanos, 8:13)
Para quem vive segundo a carne, isto é,
de conformidade com os impulsos inferiores,
a estação de luta terrestre não é mais que
uma série de acontecimentos vazios.
~◆~◆~◆~
Em todos os momentos,
a limitação ser-lhe-á fantasma incessante.
~◆~◆~◆~
Cérebro esmagado pelas noções negativas,
encontrar-se-á com a morte, a cada passo.
~◆~◆~◆~
Para a consciência que teve a infelicidade de esposar concepções tão escuras,
não passará a existência humana de comédia infeliz.
~◆~◆~◆~
No sofrimento,
identifica uma casa adequada ao desespero.
~◆~◆~◆~
No trabalho destinado à purificação espiritual,
sente o clima da revolta.
~◆~◆~◆~
Não pode contar com a bênção do amor, porquanto,
em face da apreciação que lhe é própria,
os laços afetivos são meros acidentes
no mecanismo dos desejos eventuais.
~◆~◆~◆~
A dor, benfeitora e conservadora do mundo, é-lhe intolerável,
a disciplina constituí-lhe angustioso cárcere
e o serviço aos semelhantes representa pesada humilhação.
~◆~◆~◆~
Nunca perdoa,
não sabe renunciar,
dói-lhe ceder em favor de alguém e, quando ajuda,
exige do beneficiado a subserviência do escravo.
~◆~◆~◆~
Desditoso o homem que vive, respira e age,
segundo a carne!
Os conflitos da posse atormentam-lhe o coração,
por tempo indeterminado,
com o mesmo calor da vida selvagem.
~◆~◆~◆~
Ai dele, todavia, porque a hora renovadora soará sempre!
E, se fugiu à atmosfera da imortalidade,
se asfixiou as melhores aspirações da própria alma,
se escapou ao exercício salutar do sofrimento,
se fez questão de aumentar apetites e prazeres
pela absoluta integração com o “lado inferior da vida”,
que poderá esperar do fim do corpo,
senão sepulcro, sombra e impossibilidade,
dentro da noite cruel?
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Classical Chillout . . .
GCI. ORG. Alexandre Bida. Jesus come com publicanos e pecadores. |
Preparação!
- Antes de iniciar o Evangelho ora aqui presente verifique se já pegou um copo com um cálice de água, e também uma garrafa de água (para beber durante a semana) para serem fluidificadas.
- Se tiver mais alguém junto com você agora, e quiser que o (a) acompanhem nesse Evangelho convide-os acomode-os perto de você!
- Procure se sintonizar com Jesus e com os Benfeitores Espirituais nesse momento.
- Recolha-se em prece, faça-a e voz alta (em tom normal), a menos que você esteja se sentindo fraco (a) para emanar a sua oração verbalmente, se assim for, faça-a mentalmente, ou se estiver acompanhado (a) peça a esta pessoa que faça a oração.
(pelos familiares e parentes, por você; por pessoas que você conheça que precisem de auxílio; pelos seus vizinhos e comunidade onde vive; pelos necessitados de toda ordem do plano físico e do plano espiritual; pelo mundo; agradecer a Jesus e à Deus por todos os benefícios recebidos por você e por sua família)
- Faça o comentário reflexivo sobre o trecho lido do Evangelho e do texto complementar (texto complementar opcional), se tiver mais presentes nesse momento peça que completem a reflexão.
- Prece de encerramento.
- Beber a água fluidificada.
Capítulo XXIV - Não ponhais a candeia debaixo do alqueire
(Abertura aleatória do Evangelho, e também do texto complementar)
NÃO SÃO OS QUE GOZAM SAÚDE QUE PRECISAM DE MÉDICO
12. Jesus se acercava, principalmente, dos pobres e dos deserdados, porque são os que mais necessitam de consolações; dos cegos dóceis e de boa-fé, porque pedem se lhes dê a vista, e não dos orgulhosos que julgam possuir toda a luz e de nada precisar. (Veja-se: Introdução, artigo: Publicanos, Portageiros.)
Essas palavras, como tantas outras, encontram no Espiritismo a aplicação que lhes cabe. Há quem se admire de que, por vezes, a mediunidade seja concedida a pessoas indignas, capazes de a usarem mal. Parece, dizem, que tão preciosa faculdade devera ser atributo exclusivo dos de maior merecimento.
Digamos, antes de tudo, que a mediunidade é inerente a uma disposição orgânica, de que qualquer homem pode ser dotado, como da de ver, de ouvir, de falar. Ora, nenhuma há de que o homem, por efeito do seu livre-arbítrio, não possa abusar, e se Deus não houvesse concedido, por exemplo, a palavra senão aos incapazes de proferirem coisas más, maior seria o número dos mudos do que o dos que falam. Deus outorgou faculdades ao homem e lhe dá a liberdade de usá-las, mas não deixa de punir o que delas abusa.
(...)
NÃO SÃO OS QUE GOZAM SAÚDE QUE PRECISAM DE MÉDICO
11. Estando Jesus à mesa em casa desse homem (Mateus), vieram aí ter muitos publicanos e gente de má vida, que se puseram à mesa com Jesus e seus discípulos; o que fez que os fariseus, notando-o, dissessem aos discípulos: “Como é que o vosso Mestre come com publicanos e pessoas de má vida?” — Tendo-os ouvido, disse-lhes Jesus: “Não são os que gozam saúde que precisam de médico.” (Mateus, 9:10 a 12.)
12. Jesus se acercava, principalmente, dos pobres e dos deserdados, porque são os que mais necessitam de consolações; dos cegos dóceis e de boa-fé, porque pedem se lhes dê a vista, e não dos orgulhosos que julgam possuir toda a luz e de nada precisar. (Veja-se: Introdução, artigo: Publicanos, Portageiros.)
Essas palavras, como tantas outras, encontram no Espiritismo a aplicação que lhes cabe. Há quem se admire de que, por vezes, a mediunidade seja concedida a pessoas indignas, capazes de a usarem mal. Parece, dizem, que tão preciosa faculdade devera ser atributo exclusivo dos de maior merecimento.
Digamos, antes de tudo, que a mediunidade é inerente a uma disposição orgânica, de que qualquer homem pode ser dotado, como da de ver, de ouvir, de falar. Ora, nenhuma há de que o homem, por efeito do seu livre-arbítrio, não possa abusar, e se Deus não houvesse concedido, por exemplo, a palavra senão aos incapazes de proferirem coisas más, maior seria o número dos mudos do que o dos que falam. Deus outorgou faculdades ao homem e lhe dá a liberdade de usá-las, mas não deixa de punir o que delas abusa.
(...)
Segundo a Carne
Emmanuel
“Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis.”
Paulo (Romanos, 8:13)
Para quem vive segundo a carne, isto é,
de conformidade com os impulsos inferiores,
a estação de luta terrestre não é mais que
uma série de acontecimentos vazios.
~◆~◆~◆~
Em todos os momentos,
a limitação ser-lhe-á fantasma incessante.
~◆~◆~◆~
Cérebro esmagado pelas noções negativas,
encontrar-se-á com a morte, a cada passo.
~◆~◆~◆~
Para a consciência que teve a infelicidade de esposar concepções tão escuras,
não passará a existência humana de comédia infeliz.
~◆~◆~◆~
No sofrimento,
identifica uma casa adequada ao desespero.
~◆~◆~◆~
No trabalho destinado à purificação espiritual,
sente o clima da revolta.
~◆~◆~◆~
Não pode contar com a bênção do amor, porquanto,
em face da apreciação que lhe é própria,
os laços afetivos são meros acidentes
no mecanismo dos desejos eventuais.
~◆~◆~◆~
A dor, benfeitora e conservadora do mundo, é-lhe intolerável,
a disciplina constituí-lhe angustioso cárcere
e o serviço aos semelhantes representa pesada humilhação.
~◆~◆~◆~
Nunca perdoa,
não sabe renunciar,
dói-lhe ceder em favor de alguém e, quando ajuda,
exige do beneficiado a subserviência do escravo.
~◆~◆~◆~
Desditoso o homem que vive, respira e age,
segundo a carne!
Os conflitos da posse atormentam-lhe o coração,
por tempo indeterminado,
com o mesmo calor da vida selvagem.
~◆~◆~◆~
Ai dele, todavia, porque a hora renovadora soará sempre!
E, se fugiu à atmosfera da imortalidade,
se asfixiou as melhores aspirações da própria alma,
se escapou ao exercício salutar do sofrimento,
se fez questão de aumentar apetites e prazeres
pela absoluta integração com o “lado inferior da vida”,
que poderá esperar do fim do corpo,
senão sepulcro, sombra e impossibilidade,
dentro da noite cruel?
Do livro "Pão Nosso", ditado pelo Espírito Emmanuel. Psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier.
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