Ação e Oração
Emmanuel
Ação e Oração
Emmanuel
Sempre muito importante a oração por luz interior, no campo íntimo, clareando passos e decisões sem nos despreocuparmos, porém, da ação que lhe complementa o valor, nos domínios da realidade objetiva.
Pedirás a proteção de Deus para o doente; no entanto, não esquecerás de estender-lhe os recursos com que Deus já enriqueceu a assistência humana, a fim de socorrê-lo.
Solicitarás o amparo da Providência Divina, a benefício do ente amado que se tresmalhou em desequilíbrio; todavia, não olvidarás apoiá-lo com segurança e bondade, na recuperação necessária, segundo os preceitos das ciências espirituais que a Divina Providência já te colocou ao dispor nos conhecimentos da Terra.
Rogarás ao Céu te liberte dos que te perseguem ou dos que ainda não se harmonizaram contigo; entretanto; não lhe sonegarás tolerância e perdão, diante de quaisquer ofensas, conforme os ensinamentos de paz e restauração que o Céu já te deu, por intermédio de múltiplos instrutores da Espiritualidade Maior, em serviço no mundo.
Suplicarás a intercessão dos Mensageiros da Vida Superior para que te desvencilhes de certas dificuldades materiais, diligenciando, porém, desenvolver todas as possibilidades ao teu alcance, pela obtenção de trabalho digno, que te assegure a superação dos obstáculos, na pauta das habilitações que os Mensageiros da Vida Superior já te ajudaram a adquirir.
Ação é serviço.
Oração é força.
Pela oração a criatura se dirige, mais intensamente, ao Criador, procurando-Lhe apoio e benção, e, através da ação, o Criador se faz mais presente na criatura, agindo com ela e em favor dela.
Do livro "Encontro de Paz", ditado por Espíritos Diversos. Psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier.
◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉
Orar e Agir
Heliana Staut
"Sempre muito importante a oração por luz interior, no campo íntimo, clareando passos e decisões sem nos despreocuparmos, porém, da ação...". A "oração por luz interior" é a verdadeira oração. Oração é luz interior, ou seja, é luz que brilha dentro de nós, é luz que nós mesmos produzimos com nossas reações internas (sentimentos) e ações interiores (pensamentos). Essa luz é o que sai de forma sincera do nosso coração e da nossa mente junto com as palavras que proferimos (pois nem sempre as palavras podem estar expressando o que pensamos e sentimos no momento), ou seja, é o momento em que estamos tendo reações internas, sejam elas positivas ou negativas (portanto, se formos orar em momento espiritual de revolta, raiva, sentimentos de animosidade; ou se conseguirmos realizar uma oração pronta de conteúdo verdadeiramente fraterno, associada a oração espontânea de mesmo sentido no momento da oração; ou ainda se realizamos apenas a oração espontânea, concentrando-nos num sentimento mais nobre da nossa alma). Portanto a luz interior é a franqueza enobrecida moralmente com que se ora, e por isso a emanamos por estas fontes espirituais vitais que são a mente e o coração; e assim o contrário também ocorre, quando emanamos uma energia escura pelas mesmas fontes vitais. A oração sem a luz interior sendo ela a verdade d'alma, é a falta de uma nobreza moral, e sem o respeito a Deus, não gera luz, porque não tem luz para transmitir, é a própria ausência de luz, portanto não é luz, é uma violência para consigo mesmo; os Benfeitores Espirituais enxergam essa ausência de luz divina, pois que deixamos de produzi-la, e enxergam as energias escuras que emanamos desordenadas, durante o momento da oração; portanto somos verdadeiros mesmo quando, e se, estivermos vibrando na animosidade no momento de orar, e portanto, não são as palavras da oração que provam a verdade de nossa alma. O momento da oração é sagrado, e precisamos de fato nos preocuparmos com isso, para que a nossa oração consiga chegar ao Céu, e ser ouvida, mas quanto a ser atendida é outra etapa que somente lá será analisada para ver se pode ser atendida.
O que ilumina a oração é também a fé, ou pelo menos a força interior que procuramos fazer emanar de dentro de nós, pois essa forma de iluminação é aquela impulsionada pela nossa necessidade de fazer um apelo, e ver o apelo ser atendido, ou de agradecer, ou de louvar. A luz que brilha em nossa alma, brilha de nossas próprias fontes internas, mais radiantes se tornam no momento da oração por meio dos quais emanamos nossos sentimentos e compreensões, necessidades íntimas, louvores sinceros, e agradecimentos, essas fontes são o nosso coração e a nossa mente, portanto somos nós quem impulsionamos dessa forma o amor, a humildade, e a sinceridade. É assim que emanamos de dentro de nós o que é luminosamente verdadeiro, e somente o mundo espiritual superior, o Alto divino, é que sabe o que ocorre dentro de nós, a fim de que consigamos obter uma resposta do Alto sobre os passos e as decisões certas que devemos tomar. Portanto devemos orar conscientes, e ainda, de que não basta esperar do Alto, temos a obrigação de tomarmos iniciativas no plano físico para favorecer o concurso da ação dos Benfeitores Espirituais a nosso favor. Oração feita com azedumes variados não é emanação de luz, e sim mantém a pessoa envolta em sua própria névoa, inocente é aquele que acredita que Deus não vê isso, que somente você sabe que isso ocorre dentro de você, porque mesmo que uma oração com azedume não alcance as altas paragens celestes temos testemunhas espirituais do que estamos fazendo neste momento que deveria ser sagrado, mas que manchamos com esse azedume. Oração genuína é luz, é fé, é acreditar, é esforço espiritual, é Amor, é energia, é esperança, é uma ação de graça. A oração genuína é luz interior.
"... clareando passos e decisões sem nos despreocuparmos, porém, da ação que lhe complementa o valor, nos domínios da realidade objetiva.". A oração nos clareará os "passos e decisões" que deveremos tomar com relação ao objeto de nossas preocupações. Mas, como diz Emmanuel, a ação a respeito de tudo o que devemos fazer é no momento em que poremos em prática o que devemos realizar, procurando sermos atentos para as intuições que virão para cada uma dessas realizações como forma de resposta à oração que fizemos antes. Por isso não basta somente orar e esperar, mas sim realizar para que possamos observar que a nossa ação é a oportunidade que o Alto encontra para nos responder no instante certo.
"Pedirás a proteção de Deus para o doente; no entanto, não esquecerás de estender-lhe os recursos com que Deus já enriqueceu a assistência humana, a fim de socorrê-lo.". Emmanuel utiliza exemplos concretos do dia a dia, para que possamos compreender de que se trata ser um passo fácil o agir após a prece, pois é próximo de nós e simples o passo a ser realizado, concretizando-se assim a ação, portanto não exige fórmulas. Exemplifica então utilizando o exemplo do doente que se encontra em casa: não basta somente orar para obter a bênção da cura pelo ente da família, e sim necessita também da ação quanto aos cuidados materiais que devem ser inundados de carinho, amor, e desprendimento, esquecendo-nos de nós mesmos, para se completar a ação divina, alcançando-se assim a cura, pois caso contrário poderíamos compreender os benefícios espirituais da cura vindos apenas do Alto na qualidade de "milagre"! Milagre fazemos nós e o Alto junto, mas não é seguro que todos os casos de problema de saúde recebam o benefício da cura, quanto não ocorre a cura, ocorre ao menos uma melhora, ou ainda, ao menos a atenuação das dores físicas.
"Solicitarás o amparo da Providência Divina, a benefício do ente amado que se tresmalhou em desequilíbrio; todavia, não olvidarás apoiá-lo com segurança e bondade, na recuperação necessária, segundo os preceitos das ciências espirituais que a Divina Providência já te colocou ao dispor nos conhecimentos da Terra.". Mais um exemplo concreto do dia a dia Emmanuel nos traz para nos fazer entender de forma simples. Então, seguidamente e concomitantemente no dia a dia, após as orações que emanamos para o Alto expondo as dificuldades com relação a um ente familiar em desequilíbrio, necessitamos também agir de maneira sábia, agindo com a bondade desdobrada em transmitir segurança. A segurança precisa ser transmitida por nós pelas mais variadas formas de força moral que podemos dar a este ente amado: fortalecimento da "força interior" da pessoa, conselhos e esclarecimentos, saber ouvir a pessoa, evitar brigar, tolerar, transmitir amor e carinho por meio de sentimentos e ações. A segurança precisa ser transmitida ao ente em desequilíbrio por estas e outras formas criativas dentro da caridade, lembrando que a caridade começa dentro de casa. Neste outro exemplo apresentado por Emmanuel vemos então as possibilidades da ação material e espiritual, caminhando juntas, e não somente a oração como sendo a ação espiritual.
"... entretanto; não lhe sonegarás tolerância e perdão, diante de quaisquer ofensas, conforme os ensinamentos de paz e restauração que o Céu já te deu, por intermédio de múltiplos instrutores da Espiritualidade Maior, em serviço no mundo.". Apesar das perseguições e desarmonias do inimigo para conosco tenhamos no nosso coração o perdão e a compaixão para com eles. Fácil é perdoar uma ofensa, mas difícil é perdoar delitos de gravidade pior contra nós ou nossos familiares, delitos inclusive que poderão nos comprometer a vida inteira, e por isso, sabendo nós que perdoar é difícil, ao menos que procuremos trabalhar em nós o perdão para que um dia, que seja logo, consigamos finalmente perdoar o inimigo; e a tolerância é importante, porque evita muitos mais males por ambos os lados da inimizade. Os "ensinamentos de paz e restauração que o Céu já te deu, ..." são os ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo, pois, se sabemos ser excelentes teóricos e explanadores do Evangelho Divino, sejamos da religião que for que sigamos, temos a obrigação moral de ir além desse saber, é muito mais, é vivê-lo todos os dias, e vivê-lo todos os dias é procurar atentamente sempre aplicá-lo a todo momento, por isso é que aquele que pouco sabe dos ensinamentos evangélicos, aquele que sabe pelo menos os Dez Mandamentos e algumas poucas passagens do ensinamento do Cristo, mas aplica o pouco conhecimento que tem, sabe muito mais, e está mais evangelizado do que aqueloutro que muito sabe do Evangelho, e até o ensina, mas não o vive, este último está ainda mais na porta larga, enquanto aquele primeiro já consegue passar pela porta estreita sem percebê-la. É preferível o humilde, o simples, e ignorante que em tudo vive o Evangelho de Jesus, do que o douto tarefeiro ou frequentador de uma casa religiosa, pois se resolvermos ser como o primeiro seremos o que realmente devemos ser (não significando com isso que deixemos de estudar o Evangelho de Jesus). Essas duas situações reais da vida cotidiana expressa a pessoa simples e humilde, e a pessoa que pretende ser simples e humilde, mas encontra conscientemente dificuldades para sê-lo, que está na casa do comodismo, está na casa de sua zona de conforto pessoal.
"Rogarás ao Céu te liberte dos que te perseguem ou dos que ainda não se harmonizaram contigo; ...". Orar ao Céu para que nos liberte dos que nos perseguem com o objetivo de nos fazer todo o tipo de mal, e por aqueles que de alguma forma alimentam antipatia gratuita ou justificada (ainda que a justificativa possa não ser justa) por nós. Não podemos nunca deixar de orar ao Alto que nos liberte daqueles que nos perseguem, caluniam, e nos fazem outras maldades para prejudicar nossas vidas, e daqueles que nutrem sentimentos negativos por nós. Precisamos orar por essas pessoas pedindo a Deus que envie as falanges espirituais de Luz ao encontro dos nossos inimigos para intuí-los a afastarem-se de nós e a esquecer-nos, optando, ainda, por um outro caminho de vida que os distancie de nós, e os realize verdadeiramente, esperando que a escolha seja certamente um caminho de vida de prática do Bem, e que a estas pessoas não seja impedido que conquistem as realizações materiais e espirituais dignas como forma de crescimento moral. As formas de orar são muitas, mas não podemos perder de nossa atenção necessária o que devemos orar quando se trata do inimigo, o importante não são as orações prontas, mas sim a oração espontânea que traga este conteúdo apelativo, entendendo que este conteúdo de solicitação é o fruto de nosso crescimento espiritual, de nossa interiorização do esclarecimento evangélico a respeito do que ensina Jesus Cristo como o Evangelho da Eternidade, e por isso é uma oração espontânea, que é o aprendizado evangélico que já conquistamos dentro de nós, de modo que converge muito bem para o fato de que tal oração jamais combinará com sentimentos hostis (aborrecimento, ódio, revolta, ..., pelos nossos inimigos), devendo primeiro acalmar nosso coração e mente para conseguirmos proceder a esta oração. Coroaremos nossas orações voltadas aos inimigos nunca esquecendo de agradecer a Deus pelos benefícios que recebemos todos os dias, e para a solução de nossas dificuldades.
"Suplicarás a intercessão dos Mensageiros da Vida Superior para que te desvencilhes de certas dificuldades materiais, diligenciando, porém, desenvolver todas as possibilidades ao teu alcance, pela obtenção de trabalho digno, que te assegure a superação dos obstáculos, na pauta das habilitações que os Mensageiros da Vida Superior já te ajudaram a adquirir.". Quando tomarmos consciência de que certas experiências de ordem material e espiritual estão nos prejudicando (experiências na ordem do consumismo, vaidade, ...) iremos reagir dentro de nós no sentido de querermos nos libertar delas, então não esqueçamos de elevar orações ao Céu para recebermos ajuda espiritual para conseguirmos com mais força nos libertar de tais apegos. Por outro lado estamos sempre suplicando em nossas vidas o auxílio do Alto para que consigamos sair das dificuldades materiais e morais nas quais nos encontramos, intercedendo por nós, e de nossa parte compete-nos buscar meios de superar de forma digna tais dificuldades. Sejam quais forem as dificuldades lembremos de elevar nossas orações ao Céu para que sejamos fortalecidos em nossa luta íntima, e consigamos ser vitoriosos sobre nós mesmos também.
"Ação é serviço.
Oração é força.
Pela oração a criatura se dirige, mais intensamente, ao Criador, procurando-Lhe apoio e benção, e, através da ação, o Criador se faz mais presente na criatura, agindo com ela e em favor dela.". A "Ação é serviço." porque a ação é atitude resultante de uma decisão tomada, e mediante a fé adquirida também por meio da oração e de acreditar no amparo de Deus, por isso a "Oração é força.", impulsionamos a nossa fé já existente dentro de nós, mesmo que ela ainda seja fraca, e na oração a fortalecemos. Através da oração nos ligamos com Deus, nos ligamos com Jesus Nosso Mestre, nos ligamos com Nossa Senhora Mãe de Jesus, nos ligamos com nosso anjo da guarda, nos ligamos com os demais Benfeitores Espirituais, nos ligamos enfim, com o Alto, provando assim que cremos no Alto, que sabemos que o Alto existe, e que ouve não somente nossas orações, sejam elas quais forem, mas também, ouvem todo o nosso sentir e pensar de todos os dias. Assim aquele que ora terá mais perto de si Deus e todos os demais seres de Luz, mas é importante lembrarmos sempre que temos que lembrar de Deus também nos momentos bons da vida, entendendo que Deus é o nosso criador, e olha nossos passos.
Só há uma verdadeira oração, é a oração sincera com brandura e paz! E só resulta em uma ação eficaz: a ação originária da honestidade, sinceridade, e do Bem verdadeiro que devemos pretender que parta de nosso coração, sem parcialidades.
◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉◉
Em poucas palavras:
Para que a oração tenha valor precisamos entendê-la como sendo necessário ser uma ação inicial positiva e benéfica, que é a nossa primeira ação espiritual e material, e precisamos estendê-la a ações materiais e espirituais no dia a dia da nossa vida para que assim estejamos dando oportunidade ao Alto de responder ao conteúdo de nossa oração.
--------------------------------------------------------------
Respeite os direitos autorais desse blog!
Lei Federal nº9.610.
Toda a reprodução é permitida,
desde que respeitada a fonte de origem.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva seu comentário !!!
OS COMENTÁRIOS AGORA ENTRARÃO NO MOMENTO DA PUBLICAÇÃO.