Natal - É Jesus Sempre!
COMMONS.WIKIMEDIA.Giotto,_Lower_Church_Assisi,_Nativity_01 |
N A T A L
Emmanuel
As legiões angélicas, junto à Manjedoura, anunciando o Grande Renovador, não apresentaram qualquer palavra de violência.
Glória a Deus no Universo Divino.
Paz na Terra.
Boa-vontade para com os Homens.
O Pai Supremo, legando a nova era de segurança e tranqüilidade(sic!) ao mundo, não declarava o Embaixador Celeste investido de poderes para ferir ou destruir.
Nem castigo ao rico avarento.
Nem punição ao pobre desesperado.
Nem desprezo aos fracos.
Nem condenação aos pecadores.
Nem hostilidade para com o fariseu orgulhoso.
Nem anátema contra o gentio inconsciente.
Derramava-se o Tesouro Divino, pelas mãos de Jesus, para o serviço da Boa Vontade.
A justiça do "olho por olho" e do "dente por dente" encontrara, enfim, o Amor disposto à sublime renúncia até à cruz.
Homens e animais, assombrados ante a luz nascente na estrebaria, assinalaram júbilo inexprimível . . .
Daquele inolvidável momento em diante a Terra se renovaria.
O algoz seria digno de piedade.
O inimigo converter-se-ia em irmão transviado.
O criminoso passaria à condição de doente.
Em Roma, o povo gradativamente extinguiria a matança nos circos. Em Sídon, os escravos deixariam de ter os olhos vazados pela crueldade dos senhores. Em Jerusalém, os enfermos não mais seriam relegados ao abandono nos vales de imundície.
Jesus trazia consigo a mensagem da verdadeira fraternidade e, revelando-a, transitou vitorioso, do berço de palha ao madeiro sanguinolento.
Irmão, que ouves no Natal os ecos suaves do cântico milagroso dos anjos, recorda que o Mestre veio até nós para que nos amemos uns aos outros.
Natal! Boa Nova! Boa-Vontade! . . .
Estendamos a simpatia para com todos e comecemos a viver realmente com Jesus, sob os esplendores de um novo dia.
Do livro "Fonte Viva", ditado pelo espíritos Emmanuel. Psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier.
--------------------------------------------------------
O Verdadeiro Sentido do Nascimento de Jesus
O que vem a ser o Natal Emmanuel nos explica claramente! O Natal é lembrar do dia em que um Grande Mensageiro celeste nasceu para ensinar ao mundo, a nós, a Paz e o Amor, a ensinar a todos que o relacionamento deve ser de amor, paz e respeito, de amparo mútuo entre todos os homens da Terra. Esse grande mensageiro é Jesus Nosso Mestre.
É para lembrar, portanto, não somente no dia de Natal, do bem querer ao próximo, de procurarmos viver de fato o Evangelho de Jesus, e que esse bem querer deve ser vivenciado por todos nós sempre, todos os dias, não somente no dia de Natal. Os presentes de Natal são uma simbologia desse bem querer, mas presenteamos apenas às pessoas com as quais estamos ligagos afetuosamente: familiares, amigos, ...
Infelizmente ao repararmos essa lição que Emmanuel quer nos passar através do seu texto percebemos que grande é a dificuldade de vivermos essa fraternidade todos os dias de fato, parece que é tanta a distância entre a realidade vivida e os ensinamentos evangélicos do Cristo que não conseguiremos de fato nunca vivenciar esses ensinamentos. Para que possamos pensar de forma diferente é que devemos optar, nos resolver, a nos compromissar a viver o Evangelho do Cristo, a assumirmos essa responsabilidade cristã.
E infelizmente há os que pensam que assumir essa responsabilidade é parecer-se com cristãos de determinadas religiões que emanam a sua vivência evangélica de modo natural, isso é preconceito, e é não compreender claramente a mensagem de Jesus tanto através de O Evangelho Segundo o Espiritismo quanto através dos livros e mensagens psicografadas que nos convidam a essa responsabilidade com a nossa evolução, ainda mais por sabermos que vivemos a pluralidade das existências, ou seja, que vivemos muitas encarnações no esforço de nossa própria evolução e dos que, principalmente, estão em convívio familiar conosco, bem como dos que convivem conosco em outros setores da vida.
O contra-senso não passa apenas por aí, pois quanto aos que não se incomodam em parecerem-se com cristãos de outras religiões quando se pensa em optar por viver o Evangelho de Jesus, procurando não esconder essa vivência, destes há os que simplesmente não dedicam um tempinho para observarem-se e pensar se estão fazendo algum esforço, ou nenhum, para se melhorar sendo espírita, pois esse esforço é a vivência e não o conhecimento, pois o conhecimento apenas é letra morta! Pensam alguns espíritas que conhecer os ensinamentos da Doutrina Espírita pelos mais diversos recursos que a Doutrina oferece já estão fazendo o seu esforço. Então é necessário perceber que neste último caso além de não apresentarem preocupação em parecerem-se com cristãos de outras religiões estão sendo pior do que eles, e não melhor! Não podemos jogar as preciosas pérolas de Jesus ao vento, enquanto cristãos verdadeiros de outras religiões estão tendo real aproveitamento dessas mesmas Pérolas Divinas na linguagem deles, e com isso estão mais adiantados na jornada evolutiva!
Disse então Emmanuel no final de seu texto de Natal:
"Estendamos a simpatia para com todos e comecemos a viver realmente com Jesus, sob os esplendores de um novo dia."
Só faremos um novo dia a cada dia quando de fato optarmos por assumirmos responsavelmente os ensinamentos contidos no Evangelho de Jesus. Se assim fizermos suas letras não serão mortas em nossa vida, pois o que fazemos de nossa vida alastramos à vida de outras pessoas com quem convivemos em todos os setores de nossas vidas, não somente no familiar. Nos esforçando por compreendermos assim dessa forma nos compromissamos com um difícil desafio, e isso vai realmente transformar nossas vidas. O que parece fácil fica agora difícil, e aí estará o nosso maior mérito, pois somos nós mesmos nos cobrando diante de nossa própria consciência.
As palavras dos benfeitores espirituais são sempre muito belas, admiramos, nos sentimos tocados, mas precisamos diminuir a distância entre as palavras deles e nós! E com certeza que, assim como essa mensagem de Natal de Emmanuel, todas as mensagens dos queridos benfeitores espirituais soarão diferentemente para nós, e não nos limitaremos assim, com certeza, a belas palavras evangélicas, assim como não nos limitaremos a admirar as tão belas mensagens de Natal. Procuraremos colocar todos esses ensinamentos em nossas vidas, e assim a letra evangélica viverá.
Heliana Staut
Ver outros links relacionados, neste blog:
--------------------------------------------------------
Respeite os direitos autorais desse blog! Lei Federal nº9.610.
Toda a reprodução é permitida,
desde que respeitada a fonte de origem.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva seu comentário !!!
OS COMENTÁRIOS AGORA ENTRARÃO NO MOMENTO DA PUBLICAÇÃO.